O que você procura?

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Loki - Entre trapaças e tropeços

Bem vindo novamente amável visitante, nesta quarta-feira em que iremos tratar sobre uma divindade, e as contradições já sobre ela já começam ai e elas só tendem a crescer do decorrer da exposição. Falaremos sobre Loki, aquele que é tomado por entidade para uns, divindade para outros, que é amado como um herói ou temido e odiado como um vilão, aquele que tem os olhos voltados para si quando quer atenção, mas ao mesmo tempo tem olhares desviados para não chamarem a sua atenção.

Poucos seres são tão complexos e controversos, são tão delicados e permanecem misteriosos para muitos de nós. Eu consegui ao longo dos meus estudos e práticas chegar a inúmeras conclusões sobre Loki, com certa autoridade, e agora depois de tanto tempo estudando-o poderei expor o que vivi em teoria e em prática com ele. Mas já devo de advertir, se espera um texto que o vanglorie ou que venha a denegri-lo, está no lugar errado, o que será narrado é apenas a verdade que eu conheci e vivi, pois foi com ela que aprendi.

Loki é um integrante da mitologia nórdica que ganha seu destaque pelo comportamento altamente divergente com aquilo que é esperado de um ser que vive entre os deuses e é aceito por eles ainda que com desconfiança. Loki originalmente é filho de Farbauti (Golpeador cruel) e de Laufey ou Nál (Cheia de folhas ou espinho), ele é pertencente ao grupo chamado Jötunn (gigantes), mas diverge destes em tamanho e atitude, ao invés de dispor de brutalidade, dispõem de sagacidade, ao invés de demonstrar seu ódio e sua raiva, sabe dissimular bem seus sentimentos entre palavras, sorrisos e opiniões convincentes. Ele é chamado deus do fogo, e assim tem sido associado largamente, mas isso decorre, originalmente, de uma confusão feita com um gigante chamado Logi, que inclusive desafia Loki numa disputa de resistência sobre quem come mais, porém Loki não poderia vencer o próprio fogo que a tudo consome.

Além dos pais, Loki também possui em seu parentesco dois irmãos, Helblindi (Um dos "kennings" sinônimos para Óðinn) e Býleistr três filhos largamente conhecidos, uma serpente marinha de veneno mortal chamada Jörmungandr inimiga de Thor, um lobo insaciável e aterrador chamado Fenrir e uma mulher que tem metade de seu corpo morto em contraparte simétrica ao lado vivo, a divindade responsável pelo mundo dos mortos que leva seu próprio nome Hel. Existem mais dois filhos geralmente esquecidos, falo de Nari ou Narfi e Váli, ambos de aparência humana um transformado pelos deuses em lobo e o outro teve as tripas arrancadas para acorrentar o próprio pai até o dia do Ragnarök, segundo os contos. Bom e se você considerar que Loki tenha se transformado em uma égua (se transformar em animais era uma qualidade inerente a muitos que tinham sangue de gigante) para distrair o garanhão Svaðilfari do gigante que carregava as pedras que iriam fazer o muro de Ásgarðr, então você pode considerar Sleipnir filho de Loki também, claro que ai você teria de atribuir a Loki uma possibilidade andrógena, faça sua opinião, eu já fiz a minha rs.

Entendendo o conturbado contexto familiar no qual ele está inserido, vamos entender agora o contexto social ao qual ele está ligado. A princípio ele é diferente dos seus iguais, os gigantes e é aceito entre os deuses como irmão de sangue de Óðinn, o pacto que fizeram nunca teve seus detalhes relatados, mas há mais de uma evidência tanto da existência dele, como dessa ligação fraterna dos dois, gostem ou não contra fatos não há argumentos... Ele também era conhecido em tempos remotos como herói e era companheiro de aventuras de Thor (isso me lembrou Toddy seu companheiro de aventuras). Um gigante entre os deuses não é um caso tão anormal assim, existem outros exemplos como Skaði e Aegir, sem contar os casos de Thor e Óðinn e do próprio Loki com gigantas, mesmo tendo suas mulheres. Enfim superado isso pode-se perceber que ele conta entre os Aesir, então é uma divindade, pronto e acabou!

Mas claro, essa é a minha opinião e não é a sua que está aqui, rs.

Loki é considerado por uns como uma das divindades criadoras da própria humanidade e da própria terra, se observar bem nos mitos temos Óðinn, Vili e Vé, assim como temos Óðinn, Hoenir e Lóðurr, e observe que engraçado, Vili se traduz na palavra vontade, sendo que Loki fazia tudo que queria e pouco ligava para as conseqüências, isto é tinha muita vontade rs, e Vé se traduz em local sagrado, o que remonta a silêncio respeito e sabemos que Hoenir não era um homem de muitas palavras, por fim Lóðurr tem sua tradução ligada a fogo, então fica ai o pensamento seria Loki um desses deuses criadores da humanidade e do mundo, junto com Óðinn? E se for o que isso vai mudar na sua relação com ele, afinal ele criou, Ask e Embla e por tabela criou você junto.

E vamos finalizar com uma questão interessante acerca das intenções de Loki e do que ele nos ensina. Neste ponto esqueça o bem e o mal, esqueça o certo e o errado, esqueça heróis e vilões, não seja limitado ou será impossível entender o conceito que se segue. Loki é um gigante, e os gigantes por muitas vezes na mitologia nada mais são do que a representação das adversidades que os deuses enfrentam continuamente inspirando e provando a humanidade que ela é capaz do mesmo, não eram os vikings os homens que enfrentavam o mortífero inverno do norte ano após ano? Loki é de fato uma dessas adversidades na vida dos deuses e em nossas vidas, não importa quantas runas você tenha jogado, não importa quão seguro seu mundo pode ser, sempre vem uma situação que coloca toda aquela tranqüilidade abaixo e em meio a todo o caos que se segue, você deve usar a sua esperteza, pois não tem muito tempo para pensar, para poder sobreviver a esta situação inesperada, desde um mero imprevisto a Lei de Murphy que ninguém contava ou queria.

Loki não é querido, pois não precisa sê-lo, Loki é fascinante, pois tudo que nos é misterioso aguça nossa curiosidade e tudo que se mostra ilimitado nos tenta a sermos ilimitados também, é o sonho da liberdade egoísta de não se preocupar com nada e com ninguém e fazer o que se quer, quando se quer. Loki nos ensina a sobreviver em meio as situações inesperadas, nos ensina que nem tudo é honra, pois nem todos são honrados, nos ensina que nem tudo que está previsto é o que pode ser esperado, uma imagem do futuro só diz um momento, não diz nem como ele vai acontecer, muito menos o que vai se seguir após isso, Loki é esse Caos, ele é como diria o Coringa do Batman, um agente do Caos. Ele da armas aos deuses para poderem enfrentar seus inimigos, incluindo um de seus filhos, mas nunca está ao lado dos deuses nas batalhas. Ele mostra por meio de Balder que ninguém é intocável, mas cai vítima desta crença ao achar que nunca seria pego, ele tira a imortalidade dos deuses quando entrega Iðunn aos gigantes, mas também é ele que recupera essas maçãs resultando na morte de um inimigo dos deuses que perseguia Loki. Ele tem ao seu lado Sigyn (esposa vitoriosa), uma esposa conhecida pelo companheirismo e pela fidelidade mesmo em seu martírio castigado pela morte de Baldr, mas não é fiel a ninguém se não a si mesmo, ele tem a fome de um lobo, é ardiloso como uma serpente e é indiferente a vida e a morte dos outros como sua filha. Ele é o motivo dos deuses serem heróis, pois nada seriam se ele não fosse vilão ou desse a eles as ferramentas necessárias para serem tão heróicos. Loki é a força caótica que move o mundo, mas é corretamente direcionada pela sabedoria de Óðinn e pela força de Thor.

E depois de passar um bom tempo perto dele, se me perguntar se ele deve ser seguido, ei de concordar com os Asatru, pois ele não deve de ser seguido. Mas se ele deve ser respeitado, sim deve ser respeitado, quem segue o caos já está errado, pois que o caos não tem rumo, e quem busca o Friðr (a paz) em meio ao caos, já pode se considerar louco! A menos claro que VOCÊ seja o olho do furacão. E se espera um amigo atencioso, um professor generoso, ou um pai carinhoso, devo desapontá-lo pois para Loki você só é mais uma ferramenta de seus misteriosos propósitos, mas se você ainda assim quiser fazer parte de sua obra, então te desejo um bom trabalho, longe de mim rs.

Loki não é um herói, nem um vilão, não é amigo nem irmão, não é criatura e nem criação, Loki está acima de tudo e de todos, de mim e de você, mas sinceramente?

Ele não se importa com isso, nem comigo e nem com você.

- Heiðinn Hjarta

3 comentários:

  1. Este texto me lembra de tantas conversas que já tivemos, não queria comentar em nenhum post por motivos óbvios rsrsrsrs
    Mais ler este post me deixou orgulhosa de você e de sua confiança em você e nos outros, pois abordou temas que já disse pra mim ter cautela em comentar e você o fez e pude praticamente ouvir vc e voltar em cada momento de conversas que tivemos abordando este tema!!!!
    Parabéns, tá o máximo eu sempre lhe disse pra dividir esse conhecimento e vc o fez estou orgulhosa como sempre neh rsrsrsrs sabe neh.... eu ..... e sabe do que lhe chamaria neste momento kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. NUnca vi alguém descrever tão bem uma criatura tão cheia de imprecisões como Loki.

    Nao entendo os mitos como você, mas Loki me lembra essa "força do caos" ( nem sei que nome dar a ela, chamo de "mensageiro") que os deuses mantém sob controle mas não podem destruir, pois desconfio que a vida em mitgard acabaria como consequencia...


    Vemos traços bem mais apagados dessa "força" no Hermes Grego:

    Hermes, Deus mensageiro e guia das almas- comunicador, traquinas, viajante


    “ Ele é o deus do inesperado, das coincidências, da sincronicidade. “ Hermes está entre nós” , diziam os gregos qdo um silêncio súbito caia na sala, envolvia a conversa, acrescentava outra dimensão à reunião. Sempre que as coisas parecem fixas e rígidas, “ empacadas” Hermes introduz a fluidez, o movimento, os novos começos e a confusão quase inevitável que precede os novos inícios.”
    ( Arianna Stassinopoulos- The Gods of Greece)


    “Temos nele o mestre da engenhosidade, o guia dos bandos, o amigo e amante das ninfas e graças, o espírito da noite, do sono e dos sonhos. Nada pode expressar melhor os elementos joviais e , ao mesmo tempo, sombriamente misteriosos, ternos e sedutores de Hermes que os tons suaves da lira ou da flauta.” ( Walter W.F. Otto)


    Hermes como Deus, arquétipo e homem personifica:
    a rapidez de movimentos,
    a agilidade mental,
    a habilidade com palavras;
    move-se depressa, ele cruza as fronteiras e muda facilmente de nível.


    ciao
    magda mariolani

    ResponderExcluir
  3. vou durmir p/ absorver tanta informação
    pois
    de Loki só conhecia o nome
    e isso se deu através do anime Ragnarok
    =P
    e soh fiquei sabendo q ele é um jotunn recentemente qndo vi o filme do Thor
    ...
    eh eu sei eu preciso ler +
    XD

    ResponderExcluir