O que você procura?

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O seu valor é louvável?

Boa noite queridos visitantes. Hoje pretendo abordar sobre um tema interessante, altamente subjetivo quanto ao que cada um pensa, mas altamente objetivo quando somos alvo da sua falta, vou discorrer sobre valores. Ora mas de que valores estamos falando aqui? Estamos falando de valores dentro do paganismo. Antes é bom esclarecer alguns pontos.

O valor é uma referência daquilo que deveria ser seguido, pois é o que funciona para a evolução do indivíduo e da sociedade, nasce no plano das idéias, mas se traduz por atitudes, para melhor exemplificar isso imagine que uma mulher recebe uma horda invasora de inimigos em sua vila e ela se mata para não ser escrava daqueles que estão chegando e dominando, alguns diriam que o suicídio não é algo louvável, outros diriam que é melhor estar deitado e morto do que viver de joelhos como um escravo e por fim outros escolheriam um misto de ambos dizendo que ela deveria ir e combater para morrer heroicamente.

Eu costumo dizer que algo que é valoroso quando é louvável, isto é, quando em uma sociedade as pessoas ficam felizes em ver uma determinada atitude por acreditarem que aquilo é o correto. Logo existem os valores individuais, mas existem os valores coletivos também, ser expulso de um kindred pode torná-lo desonrado entre muitos, mas talvez o seu motivo foi justo e nobre sendo a reclusão mais louvável que a união, antes só do que mal acompanhado, não é mesmo?

Bom ultrapassado essa explicação inicial e entendido que os valores morais são criados e desenvolvidos tanto pela sociedade quanto pelos indivíduos, vamos aos valores no paganismo nórdico. Onde encontrá-los? A pista fica nas lições de moral dadas na mitologia nórdica pelos feitos dos deuses nas Eddas e também nos feitos heróicos narrados nas Sagas, também em um texto chamado Sögumál trata-se de uma compilação recente da sabedoria de textos em nórdico antigo, você pode encontrar também esses valores nas nove nobres virtudes, eu particularmente não gosto dessa limitação numérica, mas isso é outro assunto de outro dia rs.

Um kindred vai desenvolver seus próprios valores, que geralmente, serão repassados dos Goðar para o resto desta família, você pela própria vida criará os seus e os desenvolverá e ensinará aos teus filhos e assim sucessivamente, sendo isso uma herança, eis ai a importância de se buscar um kindred ou de formar o teu próprio junto aos de teu sangue quando for chefe de sua família, sendo homem ou sendo mulher. A solidão ensina tanto quanto a companhia, mas há pouco a se louvar a um ancestral recluso que nada ensinou aos demais. Um Skald também detém uma importância grande quanto a valores, pois estes se mostram em feitos e geralmente são registrados e repassados como contos para se guardar na memória do povo, sendo a neutralidade algo importante para poder manter a autenticidade destes atos valorosos.

Você vai descobrir a importância dos valores em duas situações, uma dependente única e exclusivamente de você e outra que nunca estará sob seu controle. A primeira é quando se deparar com um dilema moral, há, por exemplo, quem morreu defendendo sua fé no passado, outros abaixaram a cabeça, quem foi mais louvável, mortos ou os convertidos? Eles tinham uma escolha e cada um fez a sua e arcou com as conseqüências. No segundo caso ocorre quando você espera de alguém uma determinada conduta moral, pois é o que a sociedade acredita ser correto e então você é pego de surpresa por uma atitude adversa, geralmente isso redunda em uma traição, mas nem sempre será o caso, mas nesta hora caberá a você se "rebaixar e revidar" ou "se manter e seguir", isto vai refletir no seu destino cedo ou tarde, podendo até mesmo laçar você com a pessoa que traiu a sua confiança, eu não gostaria de estar laçado a esse tipo de gente.

No final das contas será muito fácil ao longo da vida falar o que é ou deixa de ser louvável e muito difícil praticar esses valores em meio a uma sociedade cada vez mais descrente nos valores individuais e coletivos, mas cabe a nós sermos essa opção ou sermos parte desta crescente descrente multidão.

Deixo de presente aqui a tradução desse tal Sögumál feita por duas pessoas que estimo muito, Rafnhildr (rafnhild@hotmail.com) e Glauco Botosso (ataquerelampago@hotmail.com) aqui está o link do fórum http://drakkar.forumeiros.com/t34-as-valorosas-virtudes-do-norte

Também farei o post aqui no Blog, assim caso queiram se registrar ou não no fórum fica a critério de vocês. Esse fórum é um grupo de estudos que desenvolve bons textos de cunho acadêmico, sendo que alguns meus deixei lá também, resumindo é da minha confiança rs.

Enfim, a todos vocês, uma louvável semana!

- Heiðinn Hjarta

Nenhum comentário:

Postar um comentário