O que você procura?

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Freyr - O Senhor dos Álfar.

Boa noite, estimados leitores. Hoje é mais um dia de divindades e falaremos de um deus muito importante, de certa forma todos são, trata-se de Freyr, uma das principais divindades do Clã Vanir, que são deuses associados à prosperidade, sabedoria e capacidade de ver o futuro. Seu nome remonta a um título de respeito, significando O Senhor, suas histórias falam de seu amor incondicional por uma giganta, ele pode-se dizer segundo o Ragnarok e se você acredita nele, morreu por amor. Vamos analisar cada aspecto deste magnífico deus.

A princípio sua origem remonta nos Vanir, trazendo fortes características deste grupo, ele é associado ao plantio, ao tempo, desde as chuvas até o amanhecer do sol, e finalmente fertilidade, também é conhecido por ser “faludo” ou por ter muita fertilidade. Freyr é filho de Njörðr (deus associado à pesca e aos mares tranqüilos) e irmão de Freyja (deusa associada a beleza, amor, guerra, magia entre outros aspectos). Freyr também, se considerado como pessoa de carne e osso, remonta como um dos reis da Suécia sendo sucessor de seu pai e antecessor de Fjölnir, pertencente a casa real dos Ynglings, detalhe interessante é que outro nome ao qual se referem a ele é Yngvi-Freyr e uma runa muito associada a ele é a runa Ingwaz bem como a Feoh, os latinos o chamavam de Fricco.

Ele entrou para o panteão nórdico após um armistício resultante de uma troca de reféns da guerra Aesir-Vanir o interessante é que ele além de ser bem recebido, ganha um presente, sendo a este dado o domínio de Alfheimr o reino dos elfos (sendo álfr no singular e álfar no plural em nórdico antigo) e sua ligação com esses seres se torna obvia pelos seus servos todos àlfar, Skírnir, Byggvir e Beyla, fazendo de Freyr também uma divindade ligada a luz e ao dia. Freyr também conta com certos artefatos mágicos que estendem sua versatilidade, uma espada capaz de vencer qualquer oponente, o navio Skiðblaðnir que sempre tem ventos favoráveis e que pode caber dentro do bolso, um autômato brilhante na forma de um javali Gullinbursti, que é sua montaria. Mas, apesar de todas as usa armas ele é chamado para se pedir paz e prosperidade, é alguém “de bem com a vida”.

Mas sua marca fica ao encargo de sua paixão avassaladora por Gerðr uma Jötunn (giganta), que ele avista de Hliðskjálf,o trono de Óðinn. Deste trono ele pode ver tudo que acontece em todos os nove mundos e de lá avista a mulher tão desejada, pedindo a seu servo o álfr Skirnir que tenta persuadi-la de inúmeras formas, indo do ouro as maldições, resultando em uma trágica troca da invencível espada de Freyr pelo coração da amada, espada esta que se voltaria contra Freyr no Ragnarök nas mãos do gigante de fogo Surtr. Este conto pode ser lido no texto Gylfaginning.

O que podemos observar desta divindade são as lições deixadas pela sua história, se tratando de uma divindade jovem talvez faltasse a ele a sabedoria que Óðinn tinha ao observar o mundo de seu trono, Freyr mostra sua paixão ser mais forte que qualquer coisa, uma paixão que se traduz no tempo em busca pela terra ideal para que nela possa crescer frutos e prosperidade, o casal divino que vai por meio de sua fertilidade garantir a paz e a prosperidade aos povos. É sabido que Freyr tinha um grande culto a fertilidade em seu nome, algo muito lógico num lugar onde boas estações e uma terra apropriada garantiriam a sobrevivência do povo. Também a troca da espada pelo coração de alguém mostra que ele alcança seu friðr (sua paz) no coração de uma mulher, na companhia de quem o completa e com quem é feliz diferente do casamento de seu pai com Skaði.

Freyr é uma divindade para qual já fiz sacrifícios quando precisei de saúde, de paz e de prosperidade, entender esta divindade será uma pista para trazer felicidade a sua vida, pois é o que ele busca e o que ele entrega. Já tive uma certa vez um problema muito sério de saúde um dia antes de um blót e ao dedicar meu tempo a Freyr, acordei no dia do blót com muita saúde e o mal que tinha nunca mais me acometeu. Um de nossos maiores objetivos nesta vida é a busca pela paz e pela felicidade pelo nosso friðr, posso dizer que este Deus nesses pontos tem muito a ensinar, enfim desejo paz e felicidade a todos vocês.


- Heiðinn Hjarta

2 comentários:

  1. Cara, muito legais teus textos ! Sou cristão, mas me sinto muito atraído pela cultura nórdica, teu blog com certeza passará a ser pra mim, mais uma fonte de informação !

    ResponderExcluir