O que você procura?

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Velhos caminhos num novo mundo.

Saudações pagãos de toda a terra! Paremos por um instante nesta segunda-feira e observemos como o mundo ao nosso redor está banal. Onde estão as nove virtudes? Onde estão os Blóts? Onde estão nossos irmãos de fé? Onde se escondem os símbolos sagrados e os templos de outrora? Pois bem eles nunca estiveram por ai tão presentes como hoje, mas ainda assim escondidos...

Hoje o paganismo vive em uma sociedade fundada em uma visão de vida majoritariamente monoteísta. Nossos conceitos, apesar de antigos, são hoje estranhos e desconhecidos a muitos, e tudo que desconhecemos nos causa medo. Hoje um rito celebrado em praça pública no mínimo causaria, aos audaciosos e louváveis irmãos, o desconforto dos observadores, quando não a intromissão dos estranhos. Quantas vezes não se deixou de fazer um blót por não haver um local que garantisse paz, segurança e tranquilidade para a execução do mesmo? Quantas vezes não temos dificuldade em formar um kindred por termos que nos preocupar com opiniões políticas, com a sinceridade da fé e do compromisso dos que observamos? Quantas vezes você não sentiu que as coisas poderiam ser melhores se houvesse mais seriedade em nosso meio?

Pois bem, temos um problema que é adaptar a fé aos tempos modernos em uma sociedade dita tolerante, mas que a enxerga quase como alienígena, experimente ascender velas num blót e tomar cerveja num chifre de boi e vão vos acusar de macumbeiros! (todo o respeito aos praticantes das religiões africanas, são tão politeístas quanto nós e também tem sua base no xamanismo) Mas claro, nenhum de nós gostaria de ouvir isso ou passar por esta situação. Em parte temos também a falta de interesse e sinceridade em nosso meio, aquelas pessoas que penduram um martelo qualquer no pescoço, vão em meia dúzia de shows de viking metal, e acham que a fé é só beber cerveja e gritar grosso, ou pior quando temos aqueles que entendem tanto que pervertem a visão de vários outros, criando assim uma corrente de mentiras tão resistente quanto as que aprisionaram a fome de Loki, Fenrir.

Pois quem são os culpados? Metade da culpa é da sociedade hipocritamente tolerante em que vivemos, a outra metade vem de nós mesmos ao nos darmos ao luxo de permitir que as coisas sejam assim. Vivemos numa sociedade sem muitos heróis reconhecidos ou lembrados, mas digo algo sincero, cada asatru, cada odinista, cada pagão que enfrenta todas essas adversidades é um herói, pois tem Coragem para enfrentar o preconceito da sociedade, é Verdadeiro consigo e com os que seguem junto de si, possui Fidelidade para com seus deuses e ancestrais, adquire Disciplina para manter seus estudos, demonstra Hospitalidade para com os interessados, despende de Laboriosidade para suas práticas, é Independente das mentiras da sociedade e é Perseverante na prática de sua fé.

Então qual seria uma solução? Precisamos de mais heróis e reconhecê-los quando encontrarmos com eles, devemos de ser as lenhas que alimentam essas fogueiras, devemos ser o fogo que chama e aquece, por fim devemos de ser as pessoas sentadas ao redor desta fogueira, para celebrar em nome dos deuses e de nossos ancestrais. Não importa o tamanho deste gigante, ele é um e nós já somos vários. As coisas ja foram piores, hoje temos uma liberdade e não sabemos o que fazer com ela, hoje temos informação e não sabemos como utilizá-la, hoje temos oportunidade e talvez estamos deixando de aproveitar adequadamente. Não cabe a mim falar para você como fazer ou deixar de fazer, cabe a você dizer para si mesmo quando é hora de sair do gelo e se mover.

Aqui deixo minha saudação ao povo da lista do Yahoo do Troth, ao povo do clã Hednir, ao povo do Asatru no Brasil inteiro, aos Odinistas escondidos por ai rs, aos vendedores de artes do paganismo nórdico, ao povo da banda Taberna Folk, ao Vagner Cruz e ao falecido Cadu, ao povo do Clã Falkar, ao meu amigo Hoen Falker, aos meus irmãos do folk que fazia parte, aos amigos do Sagrado Fogo do México, aos amigos da lista do msn da Asatru Vanatru Brasil, a cada neo/pagão nórdico que segue sozinho sem um kindred e aso kindreds aqui não mencionados, aos nossos amigos que não seguem o paganismo nórdico mas passam pelos mesmos obstáculos que nós nesse mundo e também nos incentivam.

Todos vocês em maior ou meno grau são heróis e louváveis aos meus olhos e tenho certeza que aos olhos dos Deuses e de seus ancestrais.

Óðinn esteja com vocês!

- Heiðinn Hjarta

2 comentários:

  1. De fato é interessante ver como a sociedade se diz livre, mas nas bases da sua educação e visão de mundo estão conceitos monoteístas como se fossem leis imutáveis...

    Texto bom e parabéns pelo blog e vou aproveitar pra pedir algo: acha que dá pra fazer um texto sobre Loki? Afinal, do pouco que vi e entendi, ele é muito controverso, não dando pra saber de que lado ele esta.
    VLW

    ResponderExcluir
  2. blót
    kindred
    ahn?
    eu bem sei o q eh ser chamada d macumbeira
    nd contra
    mas eh diferente do q eu faço
    d qq maneira, msm ñ entendendo mts termos q vc usa, esse post deu uma animada ^^

    ResponderExcluir