O que você procura?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bragi - O Eterno Skald

"Se alguém te perguntar o que quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo". (Mário Quintana)


Boa noite aos vagos visitantes, leais leitores, caros comentadores e sinceros seguidores, este Blog hoje cumpre sua primeira etapa que é expor em um linguajar acessível, sem esgotar e sem ser acadêmico, todos os principais Deuses e Deusas da espiritualidade nórdica! Ainda no futuro falaremos dos deuses menos conhecidos, alguns heróis do passado e seres espirituais tidos pelo vulgo como mágicos. Mas este Blog é um espaço sobre arte, sabedoria e informação, eis três línguas que todo Skald deve saber.


Não é injusto um odinista começar sobre Óðinn, sua principal divindade, em seu Blog. Também menos injusto fechar esta etapa com chave de ouro falando daquele que guarda dos nórdicos o maior tesouro e não falo de guerra, não falo da terra, não é sobre mulheres, martelos, morte ou outros mistérios. Falo de uma magia, de palavras de sabedoria, chamada de poesia, que advém do elixir da inspiração e das coisas mais nobres que se guarda no coração. Falo hoje sobre o maior poeta, o primeiro Skald, sobre o deus Bragi.


Inicialmente ele é um integrante do Clã Aesir, um dos filhos de Óðinn e como é descrito por Snorri Sturluson em Gylfaginning: " Um é chamado Bragi: ele é renomado pro sua sabedoria, e mais pela sua fluência na oratória e habilidades com as palavras". E tem como mulher Iðunn. É descrito também que quando uma mulher ou um homem possuíam uma eloquência superior aos demais a sua volta, eram intitulados bragr-man ou bragr-woman. São keenings para ele como aparece no Skáldskaparmál (cujo texto a primeira parte é um diálogo entre Bragi e Aegir), marido de Iðunn, o primeiro a fazer poesia e o deus de barba longa.


Um fato interessante é que é atribuído o talho de uma runa na língua de Bragi, possibilitando a ele tamanha oratória e habilidade com palavras, outro fato interessante é que ele seria a divindade que mais beberia o nosso conhecido hidromel ou Óðrerir, que possibilitava aos deuses e homens se tornarem Sábios ou Skalds, desta combinação mais a eterna juventude de Iðunn, temos então os pontos básicos para a formação deste deus dos Skalds.


Devemos lembrar também que a Poesia tinha uma participação muito importante na cultura e sociedade nórdica, primeiro por ser uma forma de preservação e transmissão do conhecimento, também por ser uma expressão cultural refinada e igualmente por ser uma forma de demonstrar a sabedoria de uma pessoa dentro das coisas que conhecia em sua vida. Para se fazer poesia deve-se estar em paz consigo mesmo, do contrário de pouco será válida a inspiração.


Sua influência sobre os Skalds foi tamanha que seu nome se eternizou nos deles, a exemplo o primeiro Skald que se tem notícia chama-se Bragi Boddasson, O Velho, Skald que serviu ao menos três reis da Suécia (Ragnar Lodbrok, Östen Beli e Björn at Hauge) um texto que relata sua existência é o Ragnarsdrápa. Outras pessoas que tiveram seu nome foram Bragi Högnason e Bragi filho de Hálfdan, O Velho.


Por fim o rito escandinavo conhecido como Symbel ou Sumbl, que tem por sentido festa ou banquete, havia um drinking horn (um chifre de libação e brindes) chamado Bragafull que era considerado o mais sagrado, pois nele se faziam os juramentos solenes que deveriam de ser cumpridos sob pena de maldições recairem sobre a sorte dos promitentes, tamanha era a importância que se dava (e ainda deve ser dada) a uma palavra. Falar é fazer.


Enfim chego ao final desta primeira jornada, e esperoq eu me acompanhe na próxima para ver o que nos aguarda. Finalmente boa quarta :D


- Heiðinn Hjarta

Nenhum comentário:

Postar um comentário