O que você procura?

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Hoenir e Lóðurr - Os irmãos do Alföðr.


Boa noite todos os leitores, espero que tenham apreciado as mudanças no Blog. Os agradecimentos especiais vão para uma pessoa igualmente especial, senhorita Dana que me auxiliou na escolha de temas e cores, a idéia é facilitar a leitura já que alguns textos são extensos, afinal melhor informação completa e correta do que um resumo que deixa muitas falhas e dúvidas.


Bom, feita a explicação preliminar vamos ao tema da quarta-feira, divindades. Sugerido por amigos asatruares e odinistas, vou falar de duas figuras da mitologia nórdica, presentes desde a criação do mundo detalhada na Völuspá (Profecia da Völva), até após a destruição do mesmo segundo o Ragnarökkr (Destino final dos Deuses). Trata-se dos irmãos de Óðinn, Vili e Vé, ou ainda Hoenir e Lóðurr.


Inicialmente vamos desvendar quem são Vili e Vé. Vili no nórdico antigo era a palavra utilizada para representar a Vontade e Vé era a palavra usada para representar um Local Sagrado (Vé ou Weóh), seja um templo, seja um local de sacrifícios etc, ambos os irmãos tem sua aparição simultaneamente na Völuspá, onde são também irmãos de Óðinn, todos filhos do mesmo pai e da mesma mãe, respectivamente Borr e Bestla. Eles surgem no contexto da criação do mundo, onde junto com Óðinn, se unem para destruir o gigante primordial Ymir, de quem descendem todos os gigantes de gelo, para então com as partes deste criarem o mundo dos seres humanos que conhecemos.


Pode-se observar que este ato, no momento da soma da presença das três divindades, pode ser interpretado poeticamente como uma vontade inspirada pelo sagrado, isto é, a criação do mundo. Depois dos seres e mortais que vieram a habitar aquele mundo, tornando o sagrado pelos seus criadores e pela sua criação, os três nomes em nórdico arcaico são Wódin, Wili e Wé, correspondendo respectivamente a inspiração, vontade e ao agente universal (éter, mana, ki, axé, etc), traduzindo finalmente a luz divina, a luz mental e a luz astral, que por fim resultam na luz física.


Eles ainda aparecem no texto Lokasenna (Mudança de Loki), esses irmãos de Óðinn teriam um caso com a mulher de Óðinn, a deusa Frigga, isto teria ocorrido numa época de exílio de Óðinn, onde eles tomaram as vezes de marido desta deusa. Lembrando que este texto já carrega, claramente sinais de uma influência cristã e basicamente precede os eventos do Ragnarökkr.


Sobre Hoenir, ele é um integrante do clã Aesir e uma das três divindades presentes na criação da espécie humana na imagem de Askr e Embla (as outras duas são Óðinn e Lóður), ele é o responsável por dar a razão a humanidade. Também na Yngling saga é conhecido pelo seu eterno silêncio e por ter sido enviado na troca do armistício da guerra Aesir-Vanir para os Vanir, e ele é uma das poucas divindades que sobrevive ao Ragnarökkr. Observe que Vili representa a vontade e Hoenir foi quem deu a razão a humanidade, eis que a vontade só se manifesta pela razão, o plano mental de existência.


Sobre Lóðurr, este foi o responsável por animar os corpos dos primeiros humanos dando aos mesmos cor e calor, lembrando que Óðinn deu a eles a alma e Hoenir os sentidos. Logo ficaria difícil dar mais detalhes desta divindade, alguns estudiosos tem o interpretado como outro nome para Vé, para Vili, pra Freyr ou ainda para Loki. Agora vem a minha aposta, rs. Nos textos em que Óðinn é mencionado junto a Hoenir, a presença de Loki também é mencionada, sempre em trio, sem a presença dos demais deuses. Sabemos que Hoenir é silencioso, era atribuido um ato de sabedoria entre os nórdicos o silêncio, pois quem se cala observa e pensa. Sabemos que Loki também era a divindade mais instintiva e impulsiva, por de certo viva, fazendo um erro atrás do outro apenas agindo pelas suas vontades e sentimentos, essa impulsividade é manifesta no presente de Lóðurr, então fica a minha dica, Lóðurr = Loki.


Bom espero que com esse texto tenham uma melhor interpretação destas figuras misteriosas que estão próximas de um dos deuses do qual se tem mais informação e ainda assim permanece oculto em mistérios. Boa noite e até sexta.


- Heiðinn Hjarta.


Um comentário:

  1. Gostei do novo visual, ficou mto bom!
    Sobre o texto, bom, esse dispensa comentários, mas eu vou comentar assim mesmo rs. Uma constatação a qual eu sempre chego ao ler as suas postagens: aqui tem mais do que conhecimento teórico, tem objetividade, fundamento (além da confiança q vc passa pela sua perceptível experiência nessa fé)

    Parabéns seu perturbardo!

    ResponderExcluir