O que você procura?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Holda - A Senhora das Bruxas.


Boa noite a todos os visitantes. Hoje vou dedicar, pela temática da postagem anterior que abordava sobre as mulheres no neo/paganismo nórdico, sobre uma divindade feminina e muito misteriosa, trata-se de uma Deusa tipicamente germana que pode em seu mistério nos esclarecer alguns erros clássicos cometidos por pessoas que começam no neo/paganismo, cercados de um misticismo e exoterismo que só vem a iludir e prejudicar sua caminhada em direção a uma fé concreta e madura.


O nome dela é Holda e pode ser encontrado também como Frau Holda, Holle, e até em latin Hludana. Ela além de vários nomes, consequência das várias tribos germanas, também inspirou a cultura nórdica tanto na figura da criatura sobrenatural feminina chamada Huldra, quanto o nome da Völva/Seiðkona chamada Huld, figura presente nas Ynglinga saga e Sturlunga saga. Também é possível apontar um parentesco como a mãe das deusas irmãs Þorgerðr Hölgabrúðr e Irpa, que serão estudadas em oportunidade futura.


Esta Deusa de origem germana é a matrona das atividades do lar, porém mais focada na tecelagem em linho e lã, sendo esta profissão um ofício altamente ligado com a simbologia da tecelagem do destino praticada tanto pelas Nornes quanto pela deusa Frigg (não acredito em uma coincidência no segundo caso afinal, Frau Holda é um dos nomes). Frau Holda ensina, inspira e recompensa o trabalho árduo, punindo os preguiçosos. Para quem já pode ler o texto Germania de Tácito poderá notar o quanto a laboriosidade era apreciada, uma virtude já muito antiga entre os germanos, logo esta divindade tem um lugar altamente relevante.


Ela é associada com os animais e lugares selvagens, com o clima e a mudança que ele acarreta sobre a terra quando neva, logo é intimamente ligada a estação do Inverno, época em que ocorrem as festividades em sua comemoração. Holda é capaz de alterar o próprio clima, é dito que quando Holda balança seu travesseiro de penas neva na terra, que o nevoeiro é a fumaça de seu fogo e que o trovão é ouvido quando ela começa a fiar, logo inegável sua ligação com o controle do clima. Ela se manifesta em duas aparências, como uma senhora idosa e banguela de nariz curvo ou como uma dama reluzente vestida de branco, sua veste neste aspecto é feita de flocos de neve frescos. Observem a ausência do famoso aspecto tríplice.


Ela está associada aos recém-nascidos, sendo protetora deles e detentora de uma fonte sagrada de onde as almas deles se originam. Um fato interessante é que muitos lugares são assombrados pela visão dela se banhando, branca e reluzente, sempre lagos e fontes, o que indica uma forte associação com a água.


Ela lidera também a famosa Caçada Selvagem. Nas tribos germanas do norte ela lidera a Caçada levando consigo as almas dos mortos, (lembra Hell não?) já ao sul a sua contraparte Perchta leva consigo a alma das crianças que não nasceram ou que morreram logo após o parto, resumindo uma tendencia de estar ligada tanto aos que estão indo do mundo dos vivos como aqueles que estavam vindo para ele. Um detalhe interessante nesse ponto é que ela é chamada também de frau Gode, frau Gaue e Frau Woden (Opa Woden? Acho que conheço esse cara, rs). Isso pode nos indicar ligações mais antigas com Frigga/Figg/Fricka ou com Hell/Hella (Eu aposto na primeira).


Por fim e agora o motivo do título. Matrona das Bruxas! Sim, isso mesmo matrona das bruxas! Mas pera ae? De onde surgiu esse papo de matrona das bruxas? Vamos agradecer a uma instituição chamada Igreja Católica Apostólica Romana que nos seus idos medievais associava as práticas pagãs e inclusive os ofícios femininos com truques diabólicos ensinados pelo Demônio e blá, blá blá. Tudo que mulheres faziam na idade média exceto rezar, cuidar dos filhos e cuidar da casa, era coisa do Demônio.


A mentalidade retrograda e machista da Igreja Católica além de matar inúmeros pagãos, converter povos e substituir Deuses e Deusas por santos e santas da cristandade, nos deixou de brinde as bases de um pensamento cultuado em larga escala atualmente. Eles chamavam Holda não só pelo nome de Holda mas também de Diana, Herodias, Bertha, Richella, Abundia, Arada, Hecate, Ártemis, Artio, Epona, as Matronas e a Madre de Egyon. Após essa salada católica, vem um cara chamado Gerald Brosseau Gardner, que só era discípulo de outro cara chamado Aleister Crowley (resumindo, só gente boa hein?), mudando o antigo cardápio fazendo uma nova salada, essa infelizmente bem mais conhecida por nós hoje em dia. Por essas e outras não sou vegetariano, sou onívoro rs.

Então desculpe me desapontá-los se esperavam uma senhora das bruxas, da magia e etc.


"Eu não vim para agradar, muito menos para enganar.

Minha função tão somente é o conhecimento revelar e fazer você pensar.

Não pretendo sua opinião formar, muito menos ela deformar.

Cada um de nós que use sua liberdade, discernimento e maturidade.

Vamos separar o joio do trigo e eu estou aqui para isso".



- Heiðinn Hjarta.

Um comentário:

  1. http://www.arild-hauge.com/

    VE ESTE SITE AI, ACHO QUE TU VAI GOSTAR. ^^

    ResponderExcluir