O que você procura?

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Heindallr - Um olhar sobre horizonte.


Boa noite senhoras e senhores, atentos leitores, nesta quarta-feira a noite, cabe a mim descrever uma divindade, e escolhi/escolheram uma bem peculiar, aquela que trouxe presentes a humanidade, que estruturou a ordem de castas nela, que mantinha seus olhos sobre o esguio Loki, que estava na primeira linha de frente de Ásgarðr, o mais alvo de todos os Asa, possuidor do cavalo dourado Gulltoppr e o possuidor do famoso Gjallahorn. O sempre alvo, sempre sério e sempre observador Heindallr.


Heindallr se encontra na ponte Asbrú (Ponte dos Aesir), ou mais comumente chamada de Bifröst, a ponte arco-íris que da acesso entre Miðgarðr (Reino dos mortais) e Ásgarðr (Reino dos Aesir), esta ponte termina no salão de Heindallr chamado Himinbjörg, de onde a protege dos Jötunn. Por lógica podemos associá-lo ao Clã Aesir, bem como por compartilhar marcantes características desta família divina tais como estar sempre pronto para o combate, sua lealdade em guardar o reino, a proteção que proporciona, a coragem de fazê-lo sozinho... Entretanto, alguns estudiosos atestam que ele é integrante do Clã dos Vanir, vou manter a interpretação inicial expondo sempre motivos lógicos para tal.


As variações de seu nome são Hallinskiði, Gullintanni, Vindlér e a mais importante de todas Rígr. Nesta ultima variação, ele é conhecido como Rígr, velho, sábio, forte e grandioso. Ele passa pela terra e encontra três casais, com os quais come, se deita e após nove noites a esposa do casal da luz a uma criança. O primeiro casal eram camponeses sendo o marido Ái e a esposa Edda, nascendo um filho de pele escura chamado Þraell (servo). O segundo casal eram Afi e sua esposa Amma, que receberam o deus com provisões melhores, e após dormir entre eles se seguiram nove noites até o nascimento de Karl (homem-lívre), por fim o ultimo casal, realmente abastado vivendo em uma mansão, eram Fáðir e sua esposa Moðir, e após ser muito bem recebido, se deitou entre eles e nove noites após a esposa deu luz ao seu filho Jarl (nobre). Esse conto pode ser encontrado com maior riqueza de detalhes no Rígsþula.


Outra importante aparição de Heindallr nos contos é quanto ao sumiço do Mjölnir de Thor, que após pensarem em várias formas de recuperá-lo, frente a deusa Freyja, que era a moeda de troca exigida pelos gigantes, Heindallr sugere que Thor se vista como Freyja e junto a Loki vão recuperar o sagrado martelo. O detalhe interessante é a comparação que se faz entre Heindallr e os Vanir neste momento, pois antes que ele diga sua estratégia é mencionado que ele sabe o futuro tão bem quanto os Vanir, o que de alguma forma poderia criar esta conexão com o Clã, também seu comportamento de sair dormindo em meio a outros casais, rs.


Finalmente, em sua eterna vigilância Heindallr observa o mundo e vê Loki tentando roubar o colar de Freyja enquanto esta dorme, neste momento ele parte em busca de Loki e apos uma grande perseguição surra o deus Loki até entregar o colar Brisíngamen, deste ponto em diante tanto Loki quanto Heindallr criam um desafeto mútuo que só se resolverá no Ragnarökkr com a morte de ambos um pela mão do outro, ou assim dizem os contos.


Sobre seu parentesco, no nome de Vindlér é possível ligá-lo como um dos filhos de Óðinn, entretanto ele é filho de nove mães, e agora vem o mistério. Em um texto antigo é dito que nove gigantas dão origem a um poderoso deus, sendo as nove gigantas Gjálp, Greip, (as duas Gigantas que duelam contra Thor) Eistla, Angeyja, Ulfrún, Eyrgjafa, Imðr, Atla e Járnsaxa (a mãe de um dos filhos de Thor chamado Magni). Exitem também as nove filhas de Aegir (o gigante do mar) e Rán (responsável pela morte dos náufragos), e as mães de Heindallr são apresentadas por serem ligadas ao mar, então a coisa começa a fazer algum sentido, e são seus nomes Himinglaeva, Dúfa, Blóðughadda, Hefring, Uðr, Hrönn, Bylgja, Dröfn e Kólga. Neste caso cria-se uma hipótese um pouco cômica, se as nove filhas de dois gigantes são gigantas e se uma delas é mãe do filho de Thor, de duas a uma, ou Thor é irmão de Heindallr ou Óðinn não perdoou nem as suas noras, rs.


Resumindo, e voltando a falar sério, Heindallr pode ser interpretado como uma divindade observadora, de natureza oposta a de Loki, trazendo ordem onde seu rival trouxe caos, observando tudo que se passa mesmo se feito por aquele que ninguém observa. É uma divindade que cria uma estrutura social entre os humanos, erigindo assim pilares para uma sociedade dividida em castas, também esta ligado a lealdade e a honra pelos seus próprios atos, sendo provavelmente uma das divindades mais ordeiras, ainda que sua origem pareça um tanto quanto caótica, logo se as coisas andarem confusas em sua vida e precisar que alguém olhe para você, tenha certeza que Heindallr o fará sem piscar, rs.


Até Sexta-Feira!


- Heiðinn Hjarta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário