O que você procura?

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sobre Friðr e o motivo por estarmos aqui.


Muito bem, boa noite povo de todos os cantos. Eu infelizmente não estava bem para escrever na Segunda-feira como de costume, problemas de ordem pessoal, mas que rumam para uma solução. Hoje após observar certos comportamentos, atitudes, pensamentos e informações decidi falar sobre algo que muitos odinistas e asatruares desconhecem ou, se conhecem, ignoram. Então minha batalha contra desinformação agora chega em um tópico da mais alta relevância, cerne do motivo de nossa fé, o coração pulsante que liga todas as veias dando vida a nossa fé, vou falar sobre o Friðr.


A princípio do que se trata essa palavra? Do nórdico antigo Friðr é um substantivo que tem como sinônimo a palavra paz. Entretanto, seu significado e importância vão muito além de três letras, mesmo se originando, primariamente, de três fontes, explicarei. Friðr é uma necessidade cuja a qual todos os povos e seres desejam alcançar, é a harmonia consigo e com tudo que o cerca, é viver em plena felicidade, em paz, pois na paz surge a ordem e a ordem propicia a prosperidade.


A paz, a ordem e a prosperidade não são fonte do Friðr, mas suas consequências. Quando nos referimos que Thor é uma divindade que propicia paz e prosperidade quando está com seu martelo "descansando" é pela razão de ter concluído seu trabalho até aquele ponto, isto é afastou as dificuldades e os perigos por um período da humanidade, que poderá prosperar em paz e ordem, logo daí fica difícil alcançar o Friðr em meio ao caos e a desordem, daí que Lokeanos de primeira viagem acabam fugindo aos propósitos da fé no neo/paganismo nórdico.


Sendo o principal objetivo de nossa fé o Friðr é essa tão desejada harmonia com o todo cujo qual devemos de nos esforçar para buscar durante nossas vidas, tanto para nós como permitir que outros ao nosso redor a alcancem. Exitem três fontes das quais o Friðr emana, pois são essas três formas que possibilitam a humanidade essa harmonia e suas consequências.


A principal se tratava da família, do kindred, do clã e dos demais parentes, havendo essa união e harmonia dentro deste grupo social, consequentemente todas as famílias de uma tribo prosperam essa tribo, por isso ai a importância dos kindres, clãs e da unidade familiar, ai está a importância para a sociedade como um todo do respeito a família, pilar de qualquer sociedade. Mesmo no plano divino pode-se observar os três clãs e dentro deles, e entre eles, as diversas famílias.


A segunda se trata da lealdade, isso se traduziu muito nas relações medievais entre suseranos e vassalos (palavras hoje muito mal interpretadas), também se pode observar na importância que se dá a palavra e aos juramentos, falar é fazer, não seria preciso assinar um papel se as pessoas confiassem entre si, palavras que nãos e traduzem em atos são apenas mentiras. Então você vale tanto quanto a sua palavra, pois esse é o seu valor dentro da fé.


Por fim, a nossa ligação com nossa fé, a nossa sinceridade para com ela, nossa devoção em estudar, conhecer, buscar, aprender e ensinar aos interessados nela. Não se trata de proselitismo monoteísta, estou me referindo a não escutar uma banda de viking metal com um martelo no pescoço e falar por ai que é odinista ou asatruar, estou falando de buscar por um blós ou um sumbl, lembrar as datas, deuses e heróis, ajudar aqueles que buscam saber e saber mais para melhor ajudar.


Observe que na sociedade em que vivemos aqui no Brasil a família é uma instituição cada vez mais decadente, os laços familiares são mais oportunistas do que sinceros e acolhedores, observamos também a falta de amor a própria terra e aos próprios costumes, afinal se nem uma família vai bem quanto mais um país inteiro? Não falo de uma pseudo base para pensamentos fascistas, integralistas ou nazistas, falo de um fato, se seu respeito pela sua família é duvidoso, não espere ser respeitado pelos seus descendentes e se eles não respeitam nem seus ancestrais, quanto mais os estranhos.


Sobre a palavra, no Brasil convivemos com a corrupção, com a descrença nos bons atos e na palavra das pessoas, o que acaba por criar uma insegurança, nos fechando para os outros e para nós mesmos, todos sempre na defensiva, pouca coisa boa pode vir de um comportamento tão doentio, isso se traduz nas instituições e em tudo no nosso dia a dia. Mudar essa atitude não é ser o otário da vez, mas sim mudar o seu mundo e o mundo do próximo, sim os pequenos e poderosos atos, pelo menos entre nós odinistas e asatruares.


Sobre a Fé, hoje ser viking está na moda, escutar bandas de viking metal, ver o filme do Thor, dizer ser descendente de..., jogar runas, e todas as demais babaquices possíveis, tudo pra pendurar um Mjölnir no pescoço e sair por ai odiando cristãos, judeus, muçulmanos e toda a sorte de crenças e fés possíveis. Se buscamos paz, ordem,harmonia e entramos na Fé já com esse pé esquerdo, não espere uma árvore com bons frutos. Logo, se não for ter comprometimento com o neo/paganismo nórdico, é melhor ser Ateu, ao menos eles são mais sinceros que um babaca desses na nossa Fé.


Creio ter contribuído um pouco para nossa causa e nossa Fé, creio até hoje este ser o texto mais importante neste blog. Se não sabemos o que buscamos e nem onde vamos, não há razão para perder o tempo, já que a vida carnal é um momento tão breve aos olhos da eternidade.


Você veio dos seus ancestrais. E um dia será ancestral de alguém


Você vale tanto quanto a sua palavra. E seus atos são a confirmação disso.


Você será lembrado tanto quanto lembrar dos Deuses. Mas as Nornes nunca vão te esquecer.


Não estamos aqui para brincar, estamos aqui para mudar.


- Heiðinn Hjarta

Um comentário:

  1. É bom mesmo ver alguém falando de paz, por incrível que pareça isso é raro entre os pagãos. Não posso deixar de me preocupar com o fato de que exitem mtos pagãos que perdem mais tempo falando mal do cristianisno do que da própria fé, isso é irrittante e uma perda de tempo, parece que o nosso objetivo se torna obsoleto...

    ResponderExcluir