O que você procura?

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Freyja - A Senhora das Valquírias.


Boa tarde povo! Infelizmente ontem estive com problemas de saúde e não pude postar na quarta-feira como de costume, desde já peço desculpas e continuo a gradecer ao pessoal que tem acompanhado o Blog, cada vez maior. Sem mais delongas vamos hoje dedicar o dia de divindades no Blog a uma divindade do clã Vanir, já falamos de Freyr e agora falaremos de sua irmã Freyja, então boa leitura.


Quem é Freyja? Ela é uma das Ásynjur (deusas), pertencente ao Clã Vanir, deusa de grande poder e prestígio, detentora dos domínios do amor, beleza, fertilidade, magia (seiðr), guerra e morte. Os aspectos do amor e da beleza são facilmente retratados da seguinte forma, no amor ela é uma divindade apaixonada por Óðr, pelo qual sempre chora lágrimas de ouro em suas longas partidas sendo ela, como a maioria dos Vanir, uma divindade de amor sincero, leal e intenso. Já quanto a beleza se reflete no fato de ser desejada por quase todos os seres pela sua beleza e sensualidade, ela também se atrai apelo belo como no caso do seu lindo colar Brísingamen. Sobre a fertilidade não precisamos ir muito além, está ligado a todos os Vanir o aspecto mais forte deles, seus cultos retratam sempre a importância de uma boa colheira, fatura, estações favoráveis terras produtivas, etc. Sobre o Seiðr, talvez vocês já tenham ouvido falar dela como deusa da magia, esta magia de que se fala é o Seiðr, magia praticada entre os Vanir principalmente por mulheres, envolvendo estados de transe induzidos por ervas e tambores xamânicos de uma forma mais simplificada, sendo que o próprio Óðinn aprendeu com ela as práticas do Seiðr por ela dominar esta forma de magia.


Quanto a guerra e a morte as evidências ficam no fato dela ser a rainha das valquírias e de também ser a detentora da metade de todos os mortos que caem nos campos de batalha, sendo que nem sempre os guerreiros vão para o Valhalla, já que Óðinn só tinha a outra metade, logo você viking que fica gritando o nome de Óðinn pode acordar do lado de Freyja, o que de certa forma não seria um mal negócio rs, acordar ao lado dela ainda será acordar num paraíso, rs. Outro fato engraçado é que existe uma grande quantidade de mulheres guerreiras, sei que foge um pouco do assunto, mas estamos falando de uma divindade feminina guerreira, então deixo o nome dessas guerreiras aqui, Thyra (rainha dinamarquesa século VIII), Hethna, Visna e Vebiorg (guerreiras dinamarquesas), Sela(pirata), Alfhild (pirata), Hervor (pirata e guerreira), Thorbjorg (rainha sueca), Freydis Eriksdóttir (aventureira e colonizadora), Gunvara (guerreira), Jutta (pirata) entre outras.


Voltando, sabemos quem ela é, mas cabe aqui mostrar outros nomes dela caso assim se deparem com esses nomes saberem que se fala da mesma divindade, afinal muitas eram as tribos e muitos foram os Skalds que usaram nomes diferentes para se referir a esta bela deusa. Gefn, Hörn, Mardöll, Skjálf, Sýr, Thröng, Thrungva, Valfreyja e Vanadis. Outras variações do nome de Freyja são Freya, Freja, Freyia, Freia e Frøya, mas nunca Feia.


Sobre seus objetos mágicos estão seu famoso colar, sua carruagem puxada por dois gatos, o javali Hildisvíni feito de um homem chamado Ottar que a cultuava, sua capa feita de penas de falcão que permite ao possuidor voar na forma do animal, capa esta que ela emprestou a Loki uma vez, dona do plano de pós-vida Fólkvangr onde se situa seu salão Sessrúmnir. Na sua família ela tem como marido Óðr, como irmão Freyr, como pai Njörðr e duas filhas, Hnoss e Gersemi (ambos os nomes significam tesouro) e ambas foram com o mesmo pai Óðr.


Finalmente sobre Freyja e sua simbologia, dentro dos mitos e fora deles, é a representação mais pura e completa da mulher independente, poderosa, guerreira, desejada, mas sem deixar de amar e ser fiel ao seu amor. Ela é a detentora de uma beleza invejada por muitas, coisa que muitas mulheres almejariam, esta mesma beleza faz com que muitos a protegem em troca de nada e a tratem muito bem e mesmo tento toda essa beleza ela não se coloca acima das demais deusas. Ela é a representação daquela mulher que tem poder na guerra, pelo seu exército, pelas valquírias e pela magia Seiðr, ela representa este poder feminino enfim ela é uma Guerreira. Também simboliza a fertilidade feminina e é atenciosa com seus seguidores sendo uma deusa não só de mulheres mas de homens igualmente. Então podemos resumir esta figura vanir não só mais como uma fútil deusa de amor e beleza, mas também uma mestra nos mistérios do Seiðr e Senhora da Valquírias e daqueles que elas trazem a ela, enfim a divinização da feminilidade no auge do seu poder sem ser feminista para isso, um brinde a Valfreyja!


Até sexta!


- Heiðinn Hjarta

Um comentário:

  1. Hey, tava querendo fazer essa pergunta e o tema da semana ser Freyja veio a calhar...
    Queria saber se algum atributo de Freyja (senhora da magia, das valquirias, etc) não poderia ser dela se ela não fosse casada/viúva/divorciada/sei-lá.
    Mesmo sem o marido desaparecido, Freyja poderia ser "tudo que ela é"?

    ResponderExcluir